O inverno é o momento em que os produtores de leite deve redobrar a atenção com o rebanho, sendo preciso rever o manejo, oferecer suplementação nutricional ao gado, e ficar atento a sanidade dos animais para não haver redução na produção.
Nesta época do ano, a qualidade da pastagem diminui, por conta do frio e estiagem. Em consequência, diminui a produção leiteira de cada vaca. Em propriedades onde consegue manter 10 animais no verão, é possível colocar 5 ou 6 cabeças no inverno.
É importante que o produtor tenha conhecimento dos três principais pilares de uma boa produção, para produzir leite de qualidade, ou seja: manejo, sanidade e nutrição. Sem esses princípios não tem como a sustentar a atividade leiteira.
No inverno, o capim não oferece energia em quantidade suficiente, para isso é bom, oferecer ração no cocho para as vacas na hora da ordenha. Junto a ração pode-se oferecer minerais, como cálcio, fósforo, magnésio e selênio.
A sanidade de rebanho pode ser controlada por programas de vacinação e tratamento homeopáticos. O investimento em vacinas compensa economicamente.
Comentários
Postar um comentário