Muitos produtores de leite tem uma pastagem grande para criar no mínimo 40 vacas, que no final produzem apenas 160 litros de leite por dia.
Um pecuarista do Tocantins colocou em prática uma forma que o gasto e a quantidade de vacas são menores e a produção de leite continua a mesma.
Com apenas 18 vacas o produtor conseguiu o produtor conseguiu a mesma produtividade de 160 litros de leite por dia, diminuindo também a área de pastagem em quase 94% enquanto a produtividade das vacas saltou de 4 para 9 litros de leite.
Para manter a alimentação de 6 vacas por hectare o produtor aderiu o sistema rotacional de pastagens, dividindo as áreas de pastagem em modos e passando a manejar o gado de acordo com o tamanho da pastagem.
Para garantir um pasto Verde em um tempo de muita poeira é preciso trabalhar a terra, sendo o primeiro passo jogar o calcário na terra, depois de 60 dias já corporou o calcário na terra e é hora do plantio da semente geminada é a vez da adubação fóssil e potássio, não é preciso de nitrogênio.
Para o aumento da produtividade do gado leiteiro é o melhoramento genético do animal.
Comentários
Boa tarde,
ResponderExcluirTem um telefone de contato?
Abraços