Combate ao Carrapato Boi

O carrapato boi é um parasita que se alimenta de sangue de boi e vaca, e se reproduz uma vez dando cria a mais de 3 mil carrapatos.

Fonte: BeefPoint/Divulgação 

A espécie que chama Rhipicephalus Micropulus se adaptou bem ao nosso clima, mas se tornou um pesadelo para os pecuaristas, pois provoca doenças como anemia, tristeza parasitária bovina, trazem até falta de apetite e sangue, fazendo a produção leiteira diminuir e o gado emagrecer.

Segundo contas da Embrapa, o carrapato boi gera prejuízo de mais de 9 bilhões de reais por ano para a pecuária brasileira. Essa estimativa é com custos de medicamentos para solucionar problemas causados pelo parasita.

Para se evitar os carrapatos no rebanho existe uma vacina contra o carrapato, mas a eficaz dessa vacina é de 72%, não sendo ainda o ideal para combater o carrapato.

A Embrapa indica um manejo, trocando o gado de pasto de acordo com os ciclos do carrapato. Exemplo, um lugar com 100 hectares e 100 animais dividido em 4 partes. O gado fica 30 dias no primeiro piquete, o segundo piquete fica fechado para aguardar os animais, enquanto os outros dois piquetes produzem feno e silagem. Depois de 30 dias o produtor muda o gado para o segundo pasto, enquanto isso o terceiro fica fechado e o quarto e primeiro pasto produzem feno e silagem, assim por diante. Com esse manejo as larvas da pastagem não encontra uma forma de subir no gado e continuar sua vida parasitária, onde vão morrendo e a população vai diminuindo ao longo do tempo e quando o produtor retornar os animais para a pastagem já tem menor número de carrapato.

Fonte: Globo Rural 

Fonte: imuna-mad/Divulgação 

Comentários