Foto: Júnior Oliveira / Em São Joaquim/PE um filhote de cabra nasceu com um olho só. Isso ocorre devido uma má formação, na qual os olhos se reúne em apenas um só, havendo também subdesenvolvimento ou não desenvolvimento do nariz.
Em caprinos o caso é raro, porém em outros animais de grande porte são comum. Segundo a Embrapa Caprinos e Ovinos, a ciclopia é um fenômeno mais frequente em bovinos e suínos, sendo raro em Caprinos. Isso ocorre devido uma má formação, na qual os olhos se reúne em apenas um só, havendo também subdesenvolvimento ou não desenvolvimento do nariz.
O nascimento do filhote com um olho só, pode ocorrer por mutações genéticas, deficiência nutricional, aplicação de alguns medicamentos no terço inicial da gestação, intoxicação por agentes químicos, como contato com agrotóxicos ou plantas tóxicas. No Brasil existe a erva Mimosa (Jurema preta).
A causa também pode ser causada por cruzamento com parentesco (endogomia ou consangüinidade), nesse caso, é necessário trocar de reprodutores para evitar cobertura com parentesco com grande laços de sangue.
Fonte: Revista Globo Rural
Comentários
Postar um comentário