Evolução da avicultura no Brasil

Fonte: Divulgação/Google


A avicultura brasileira foram dado os primeiros passos por produtores familiares. Composta principalmente por animais rústicos, como os "caipiras", a criação juntamente com outras atividades  (como leite, ovos, carnes bovina e suíno), responsáveis pela geração de renda da propriedade.

A avicultura tornou-se rapidamente comercial pouco antes de 1930. No mesmo período o setor se fortalecia com iniciativas privadas originadas principalmente da região sudeste, destacando a aceleração do desenvolvimento da atividade no estado de São Paulo, durante a chegada dos imigrantes japoneses.

Na década de 70 se efetivou o desenvolvimento da avicultura, com entrada de empresas processadoras no mercado e especialistas no processo de produção intensivo e o desenvolvimento de genética adaptada contribuíram para o avanço da atividade.

Surgiu o sistema de integração vertical na avicultura, na década de 70 em Santa Catarina. Com esse novo modelo, o avicultor integrado passou a contar com o apoio da indústria no que se refere ao fornecimento dos principais insumos da atividade, como ração e medicamentos, além de assistência técnica e reposição de lotes (pintainhos). A produção é repassada à indústria, que garante a remuneração ao avicultor.

O novo sistema de produção, contribuiu para o desenvolvimento da avicultura nacional, principalmente nos quesitos relacionados à biosseguridade, sanidade, qualidade dos animais e da carne de frango. Com a presença da integradora tornou a atividade mais organizada, estabelecendo padrões de manejo e de "boas práticas" e fornecendo assistência técnica para os produtores.

Fonte: divulgação/Google

Comentários