Laminite

Laminite é uma infecção nas lâminas no casco do cavalo, com consequências complicada, resultante em graus variáveis de patologias.

Na realidade a laminite é uma doença perivascular periférica que se manifesta por uma diminuição na perfusão capilar no interior da pata, quantidades significativas de desvios artoriovenosos, necrose isquemica das lâminas e dor. Sendo traduzida como manifestação local de um distúrbio metabólico mais sistêmico que afeta os sistemas cardiovascular, renal e endócrino, além da coagulação sanguínea e do equilíbrio ácido-básico. Os processos avaliativos alterados e a coagupatia são responsáveis perfusão capilar diminuída e pela necrose isquemica que ocorre nas lâminas do casco.

Quando o cavalo entra em contato com os fatores que desencadeia os mecanismos patológicos causadores da laminite, ocorre a fase de desenvolvimento. Já a fase aguda se inicia com o começo da clandicação, se estendendo por períodos variáveis, isso depende de quando ocorre a rotação da falange distal. A fase crônica se inicia quando a claudicação é contínua por mais de 48 horas ou quando há evidência da rotação da falange distal.
Foto: casco equino com laminite
Fonte: Google

Foto: Região em que ocorre a laminite 
Fonte: Google 

Comentários